Re:Biologia/Zoologia

Adelino Canario 24-07-2012
Muitos animais perdem o pêlo no verão para crescer novo para os preparar para o inverno. Embora hajam algumas diferenças entre diferentes espécies, no hemisfério norte normalmente o encurtar do dia (após o solstício de verão) marca o início da queda do pêlo. Isto quer dizer que os animais têm um sistema de detecção da luz - no caso dos mamíferos a retina - e um sistema de medição do comprimento do dia no cérebro - um "relógio biológico". É o mesmo mecanismo que faz com que os animais se reproduzam sazonalmente, isto é numa determinada estação do ano. Praticamente, todos os organismos vivos, desde os unicelulares aos mais complexos têm um relógio biológico, um ritmo diário, que permite que sincronizem as suas actividades com o comprimento do dia.

Novo comentário

Contacto

Joao Pedro Cesariny Calafate jpcalafate@gmail.com