Re: Curiosidades Científicas - Bolor nos alimentos
Carmo Barreto
02-07-2012
Os alimentos, em geral, não ganham mais bolor por serem guardados no frigorífico do que deixados à temperatura ambiente. Pelo contrário, em geral a temperatura mais baixa atrasa o aparecimento dos bolores. Mas a temperatura dentro de um frigorífico em geral é relativamente elevada (quase sempre acima de 4-5ºC, até 10ºC e mesmo mais). A maioria dos fungos (grupo ao qual pertencem os bolores) consegue crescer a essas temperaturas, desde que tenha alimentos e humidade suficiente. E como os esporos (o equivalente às sementes, embora com características diferentes) dos bolores são muito leves e se espalham com facilidade pelo ar, a maioria dos alimentos que guardamos no frigorífico trazem consigo esporos suficientes para que o bolor se desenvolva quando encontra condições adequadas.