Re: Curiosidades Científicas - Bolor nos alimentos

Jorge Paiva 22-06-2012
O leite, particularmente o queijo, tem SEMPRE fungos (vulgarmente leveduras e bolores) em reduzida quantidade. Logo que tenham condições, reproduzem-se activamente por esporulação. Essas condições viáveis têm mais a ver com humidade (não há vida sem água) do que com a temperatura. Assim, se deixar o queijo no frigorífico envolvido em plástico ou numa caixa de plástico (que preservam a humidade) o queijo aparecerá com bolores passados poucos dias. Se puser o queijo num prato, sem ser coberto, mais dificilmente apanhará bolor. Pode é ficar duro por exsicação, pois perderá água. O mesmo acontece com outros alimentos, como frutas e pão por exemplo. Os alimentos não devem ser postos nos frigoríficos em recipientes de plástico, a não ser hermeticamente fechados (é isso que fazem nas grandes superfícies). Alguns destes fungos são cancerinogénicos. Assim, por exemplo, NUNCA se devem guardar amendoins em sacos de plásticos. Só hermeticamente fechados. Depois destes serem abertos, ou se consomem todos ou, no caso de sobrarem, é deitar fora, pois o fungo cancerinogénico que aparece, é invisível a olho nu.

Novo comentário

Contacto

Joao Pedro Cesariny Calafate jpcalafate@gmail.com