Re:Astronomia/Astrofísica
Nuno Peixinho
21-06-2012
Essa pergunta é uma pergunta de resposta difícil. A melhor forma é imaginar que nós agora éramos banda desenhada. Ou seja, o nosso mundo era a duas dimensões. Só podemos andar para os lados. Não existe cima para nós. Não sabemos o que isso é, pois não o conseguimos ver nem compreender. Agora imagine que as galáxias são apenas desenhos (a duas dimensões) feitos com um marcador preto na superfície de um balão. Pinte a nossa galáxia a vermelho. Vá enchendo o balão de ar e pode ver que as galáxias de afastam umas das outras. Pode ver também que do ponto de vista da nossa galáxia, pintada a vermelho, as galáxias mais distantes parecer afastar-se mais depressa. E agora faça a pergunta: do ponto de vista das galáxias, desenho a duas dimensões na superfície de um balão, qual é o centro do Universo? Não há. Claro que do seu ponto de vista, sendo um ser humano a 3 dimensões, achará que o centro do Universo é o centro do balão. Mas, para o Universo a duas dimensões das galáxias desenhadas, esse centro do balão não existe. As galáxias só veem para os lados e não podem ver nem para fora nem para dentro da superfície do balão. Agora tente imaginar a mesma coisa para a nossa realidade a três dimensões. O raciocínio é o mesmo. Não há centro. Talvez, se existisse uma quarta dimensão geométrica (estamos aqui considerar que o tempo é uma dimensão mas não é ume dimensão geométrica, ou seja coisa que se mede com uma régua, portanto não conta), coisa que não sabemos e provavelmente nunca teremos forma de saber, e houvesse uma criatura nessa quarta dimensão olhando para o nosso Universo 3D, talvez ela pudesse conceber um centro para o nosso Universo, só que se centro não estaria dentro do nosso universo, tal como o centro do balão não está na superfície do balão, mas sim fora dela.