Re:Astronomia/Astrofísica

Nuno Peixinho 21-06-2012
Pergunta muito interessante. A resposta é, porém, simples ainda que talvez confusa. Para resumir, um fotão não sabe o que é o tempo. Ou seja, o tempo não passa para um fotão. O fotão não tem idade nem sabe o que isso é. Apenas os fotões viajam à velocidade da luz. Mas não têm massa. Segundo a relatividade geral um objeto com massa ao aproximar-se da velocidade da luz vai "sentir" um aumento de massa e a dilatação do tempo (ou seja, visto por o observador em repouso o seu tempo fica mais lento). Porém os fotões não têm massa e viajam à velocidade da luz. Portanto, podemos dizer que a sua massa não aumenta e o seu tempo não passa. Ou seja, do ponto de vista do fotão (supondo que um fotão tivesse um ponto de vista) ele chegou ao seu destino no mesmo instante em que saiu da estrela, seja lá que destino for.

Quanto à segunda parte da sua pergunta, um raio de luz poderá viajar eternamente sem se alterar se nunca interagir com nada. Ou seja, se um fotão (ou muitos todos juntos) fosse lançado numa direção e nunca encontrasse nenhuma outra partícula que interagisse com ele nem encontrasse nenhum campo gravitacional de nada ele manter-se-ia sempre igual a si mesmo. O problema é que, estatisticamente, mais cedo ou mais tarde o fotão acabará por encontrar qualquer coisa no seu caminho e ser assim alterado.

Novo comentário

Contacto

Joao Pedro Cesariny Calafate jpcalafate@gmail.com