Re:Biologia/Botânica

Maria do Carmo Barreto 27-05-2012
O tempo que uma planta aguenta sem água depende da planta, da humidade do ar que as rodeia e da temperatura ambiente. Tal como nós transpiramos, as plantas também perdem água por uns orifícios chamados estomas. As plantas dos sítios mais frescos e húmidos têm em geral as folhas mais finas, porque não há problema de perderem muita água. As plantas que aguentam muito tempo sem água têm várias estratégias: (1) muitas vezes as folhas são cobertas por uma espécie de cera que não deixa passar a água com facilidade (essas folhas são mais duras e brilhantes, por exemplo as dos cactos). (2) outro “truque” é manter os estomas fechados durante o dia, quando está mais calor e portanto poderiam perder mais água, e abri-los de noite, quando o ar é mais fresco; mas como é preciso os estomas abertos para captar dióxido de carbono do ar, e eles só estão abertos de noite, essas plantas guardam o dióxido de carbono numas moléculas que acumulam nas células, e depois libertam-no outra vez para usar durante o dia, na fotossíntese.

Novo comentário

Contacto

Joao Pedro Cesariny Calafate jpcalafate@gmail.com