Re:Astronomia/Astrobiologia/A busca de vida inteligente no cosmos
Nuno Peixinho
20-05-2012
É possível mas é extremamente improvável. Hoje já poucos acreditam que seja um esforço que valha a pena. Note que não estamos apenas a assumir que existe vida inteligente, mas estamos a pressupor que também inventou formas de comunicar via ondas rádio e com potência suficiente para serem detectadas aqui na Terra. Claro que era uma ideia que tinha de ser tentada, mas após tantos anos a tentar sem resultados é natural que se questione o esforço. Na verdade, hoje o SETI não faz apenas procura de vida inteligente no Universo, mas dedica-se também à investigação científica em Astronomia. Um bom exemplo é o estudo dos pequenos corpos que podem colidir com a Terra utilizando o seu poderoso radar em Arecibo, Porto Rico. Mas, quem sabe, um dia poderemos mesmo detectar um sinal vindo de outro planeta.