Re:Matemática/Didática da Matemática
Isabel Serra
10-05-2012
Penso que é natural aos 10-11 anos confundir fracção com a quantidade a ela associada. Só a prática poderá ir esclarecendo a natureza de um objeto que contém já uma certa complexidade. O mesmo acontece aliás com outros objetos matemáticos. Será que os alunos não confundem também número inteiro com a sua representação? Penso que os exercícios ajudarão a ultrapassar essa dificuldade, em particular aqueles em que a mesma quantidade é escrita de diferentes formas, seja com diferentes fracções, seja com décimais. Pode-se recorrer também a exemplos da história, como por exemplo as fracções egípcias. Aos poucos os alunos perceberão que a fracção é apenas uma forma de representar uma quantidade.
Representar um número em diferentes bases, ou usar as representações babilónias e egípcias ajudará certamente a ultrapassar a dificuldade da confusão entre quantidade e a sua representação.
Representar um número em diferentes bases, ou usar as representações babilónias e egípcias ajudará certamente a ultrapassar a dificuldade da confusão entre quantidade e a sua representação.